Pensadores Ocidentais Vidas e Obras Introdução

Muito se fala e se comenta sobre o termo Filosofia, mas provavelmente poucos terão o verdadeiro conhecimento sobre a abrangência do tema. Objeto da curiosidade humana desde os tempos do homem das cavernas, o Universo não é compreendido até hoje, bem como a natureza e comportamento humanos. O conhecimento dos temas retro-citados tem sido um grande desafio para a humanidade, e não há consenso absoluto entre aqueles que consideramos pensadores:

– De onde viemos e para onde vamos? Como as pessoas devem se comportar durante suas vidas, em relação às outras pessoas? Quem criou o Universo e como isto ocorreu?

Evidentemente não se pode partir para uma pesquisa séria admitindo pressupostos milagrosos ou metafísicos tirados da invenção humana. Contam-se, às centenas, os homens que passaram suas vidas a tentar encontrar uma explicação aceitável dentro de critérios lógicos. O que se pretende aqui é descrever, de maneira organizada e cronológica, como tem sido o movimento intelectual ocidental desde os seus primórdios, quando alguém gravou, pela primeira vez para a posteridade, as suas ideias sobre o que via e sobre o que sentia a respeito de sua vida. Ou seja: quando registrou o que estudara sobre a vida e sua compreensão da realidade. E daí veio o termo filosofia (do grego: Philosophia = Amor à Sabedoria) Do que se conhece da filosofia como ciência aplicada, com a sistematização do método de pesquisa, foram os pensadores gregos que se colocaram em primeiro lugar dentre os povos mais civilizados. Naturalmente, os povos que habitavam a Ásia eram culturalmente mais antigos do que os povos ocidentais, mas suas explicações para os fenômenos que os cercavam vinham através de milhares de divindades e de suposições. Nosso trabalho se aterá ao Pensamento Ocidental, fortemente influenciado pela civilização judaico-cristã.

Os estudos lógicos, sistêmicos e objetivos sobre os fenômenos comportamentais do Homem e da natureza do Universo começaram a ser desenvolvidos na Grécia antiga, e Sócrates foi o grande nome que despontou. Entretanto, ele seguiu, de alguma forma, alguns pensadores que o precederam, os denominados pensadores pré-socráticos. Os textos aqui apresentados vêm de uma compilação de trabalhos de terceiros acreditados, obtidos na Internet, e não se tem a pretensão de serem a expressão da verdade.

Para facilitar o entendimento de sua evolução ao longo da história, o livro Pensadores Ocidentais aborda as questões e proposições dos diversos filósofos em ordem cronológica, a partir de um tempo antes de Sócrates, considerado por muitos o Pai da Filosofia.

Continue lendo:

Pensadores Pré-Socráticos

Pensadores da Grécia Socrática

Pensadores da Idade Média

Pensadores do Período Barroco

Pensadores do Período Renascentista

Pensadores do Iluminismo

Pensadores do Modernismo

Pensadores do Século Vinte

Anúncios
Esse post foi publicado em Pensadores Ocidentais - Vidas e Obras. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s